O Comando Ocidental das Forças Armadas das Filipinas disse na sexta-feira (7), que 48 navios chineses foram vistos na zona econômica exclusiva das Filipinas, nas Ilhas Spratly, durante uma patrulha aérea sobre o disputado Mar do Sul da China na sexta-feira da semana passada.
O comando disse que os navios chineses pareciam estar “vagando” perto de uma área rica em petróleo e gás e que não estavam envolvidos em atividades de pesca.
Manila tem se queixado do aumento da presença de Pequim nas Spratlies, apontando que cada vez mais navios chineses estão visitando o arquipélago.
Na quarta-feira (5), a Guarda Costeira das Filipinas disse que os navios de sua contraparte chinesa chegaram a 90 metros de distância de seus navios que escoltavam barcos de abastecimento para um posto militar em um recife controlado por Manila, também na sexta-feira da semana passada.
O recém-nomeado ministro da Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, conversou por telefone na quinta-feira com seu colega americano, Lloyd Austin.
Austin classificou o comportamento recente de Pequim no Mar do Sul da China como “coercitivo e arriscado” e reiterou o “compromisso de aliança férrea” dos Estados Unidos com as Filipinas.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am