Uma universidade do oeste do Japão apresentou à cidade de Hiroshima uma solicitação para incluir estudantes estrangeiros em um registro que contém os nomes das vítimas do bombardeio atômico da cidade em 1945.
A Universidade de Hiroshima disse que 20 estrangeiros, que vieram estudar em suas antigas instituições, provavelmente, foram expostos à radiação na época do bombardeio.
A universidade realizou pesquisas e confirmou a morte de 17 desses estudantes da China e de países do sudeste asiático, incluindo Indonésia, Malásia e Brunei.
O registro é mantido em um cenotáfio no Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Os nomes dos estudantes serão registrados já em julho, antes que a versão atualizada seja devolvida ao cenotáfio em 6 de agosto, dia da cerimônia que marca o aniversário do bombardeio.
A solicitação é a primeira desse tipo feita pela universidade. As autoridades municipais dizem que agora estão verificando se o registro já contém os nomes de algum dos estudantes.
O presidente da Universidade de Hiroshima, Ochi Mitsuo, disse que confirmou novamente que as vítimas incluem os estudantes estrangeiros e transmitiu suas condolências.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am