3.8 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  11:12
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tufão Mawar traz ventos violentos para Okinawa

Um grande tufão se aproxima da região de Okinawa, no sudoeste do Japão. As autoridades meteorológicas estão pedindo aos moradores que fiquem em alerta para ventos violentos, ondas altas e chuvas torrenciais.

Um grande tufão se aproxima da região de Okinawa, no sudoeste do Japão. As autoridades meteorológicas estão pedindo aos moradores que fiquem em alerta para ventos violentos, ondas altas e chuvas torrenciais.

A Agência Meteorológica do Japão informou que, às 19 horas de quarta-feira, o tufão Mawar estava se deslocando para o norte-nordeste a 10 quilômetros por hora, cerca de 250 quilômetros ao sul da ilha de Miyakojima.

A tempestade tem uma pressão atmosférica central de 965 hectopascals, com ventos de até 126 quilômetros por hora perto de seu centro e rajadas de até 180 quilômetros por hora.

Ventos de pelo menos 90 quilômetros por hora estão soprando a 165 quilômetros do centro da tempestade.

As ilhas Sakishima e partes da região da ilha principal de Okinawa estão, agora, na zona de ventos fortes do tufão.

Uma velocidade máxima do vento de cerca de 110 quilômetros por hora foi observada em Hirara, na cidade de Miyakojima, por volta das 18h30min.

Espera-se que o tufão traga ventos violentos para a região de Okinawa na quinta e sexta-feira e para a região de Amami, na província de Kagoshima, na sexta-feira.

A velocidade máxima instantânea dos ventos deve atingir 162 quilômetros por hora na região de Okinawa na quinta-feira, e de 144 a 216 quilômetros por hora na sexta-feira.

Embora a ilha principal do Japão, Honshu, esteja longe do caminho do tufão, há previsão de chuva forte para a área de quinta a sábado, pois o ar úmido está fluindo para uma frente que se espalha da parte principal do oeste do Japão para o leste do país.

Nas 24 horas até a noite de sexta-feira, espera-se que a região de Shikoku receba de 200 a 300 milímetros de chuva. As regiões de Kinki e Tokai provavelmente receberão de 100 a 200 milímetros, enquanto 100 a 150 milímetros poderão cair nas regiões de Chugoku, Hokuriku e Kanto-Koshin.