O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que o recente progresso nos laços entre Japão e Coreia do Sul está impactando profundamente a força de seu relacionamento trilateral.
Ele falou aos repórteres na sexta-feira (16), durante uma visita a Tóquio.
Sullivan comentou sobre a dissuasão ampliada de Washington, definida como um compromisso de defender aliados com armas nucleares e convencionais.
Ele disse que, por enquanto, os EUA se concentrarão em aprofundar os mecanismos bilaterais com o Japão e a Coreia do Sul.
Sullivan acrescentou que Washington, em algum momento, fará uma avaliação sobre algum tipo de mecanismo trilateral.
Ele também disse que o acúmulo de armas nucleares pela China exige consultas intensas entre as potências nucleares do mundo.
Sullivan disse que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas devem se envolver nessa conversa, acrescentando que os EUA e a China também devem manter discussões bilaterais sobre desarmamento e redução de riscos.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que transmitirá essas opiniões à China em sua visita no domingo e na segunda-feira.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am