O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, confirmaram que manterão o diálogo em meio à deterioração das relações bilaterais.
Os dois se reuniram em Pequim no domingo (18). Blinken é o primeiro membro do gabinete do presidente Joe Biden a visitar a China.
O Departamento de Estado dos EUA afirma que eles tiveram conversas francas e construtivas durante a reunião de sete horas e meia que incluiu um jantar.
Os dois concordaram em continuar as discussões. Qin aceitou um convite de Blinken para viajar a Washington em um momento mutuamente adequado.
Mas uma autoridade sênior do Departamento de Estado disse aos repórteres que havia grandes diferenças entre os dois lados, sem dar detalhes.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Qin ressaltou que a questão de Taiwan é o centro dos principais interesses da China e o risco mais proeminente nas relações entre a China e os EUA.
O funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse que Blinken está programado para se encontrar com o principal diplomata da China, Wang Yi, na segunda-feira. As atenções estão voltadas para o fato de que ele também se reunirá com o presidente chinês Xi Jinping.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















