Ícone do site Radio Shiga

Rússia e Ucrânia fazem afirmações conflitantes sobre os combates em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia afirma que suas forças repeliram as ofensivas ucranianas nas áreas controladas pela Rússia, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. Mas os ucranianos acusaram a Rússia de disseminar informações falsas.

O ministério russo disse no início da segunda-feira (5), que “o adversário lançou uma ofensiva em grande escala a partir da manhã de 4 de junho em cinco setores da frente na área sul de Donetsk”, mas falhou.

O Ministério da Defesa ucraniano acusou os russos de estarem travando uma guerra de informações.

O comandante das forças terrestres da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, postou na mídia social no sábado (3), que as tropas inimigas estão sofrendo perdas significativas em Bakhmut, em Donetsk.

Ele também disse, na segunda-feira, que as forças ucranianas continuam “avançando” perto da cidade estratégica.

Enquanto isso, a região de Belgorod, no oeste da Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia, tem sofrido bombardeios e outras formas de ataques desde o início deste mês.

O governador local disse, na segunda-feira, que houve um incêndio em uma instalação de energia elétrica após um aparente ataque de drones.

Diz-se que os ataques de drones têm como alvo os depósitos de combustível e outras instalações importantes nas regiões russas próximas à Ucrânia.

Analistas dizem que os militares ucranianos estão realizando operações de preparação que envolvem ataques a depósitos de armas e outras bases logísticas antes das contraofensivas, embora ainda não se saiba quando elas começarão.

Na segunda-feira, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que a Frota do Pacífico do país iniciou um exercício no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk.

O exercício, que envolve mais de 60 navios, cerca de 35 aeronaves e mais de 11.000 tropas, será realizado até 20 de junho. O pessoal realizará simulações de rastreamento de submarinos inimigos e testes de disparo de mísseis contra alvos no mar e no ar.

Acredita-se que o objetivo do exercício seja demonstrar o poder da frota russa para os Estados Unidos e o Japão.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile