O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, intensificou sua condenação à Rússia, após o colapso de uma represa no sul da Ucrânia. Ele diz que as forças russas ainda estão bombardeando as áreas inundadas.
Zelenskyy publicou um discurso em vídeo na sexta-feira (9). Ele disse que cidades e vilarejos na região de Kherson foram inundados após o colapso da represa no rio Dnipro. Zelenskyy descreveu o colapso da represa como deliberado.
Ele disse que os terroristas russos estão tentando agravar ainda mais a situação que causaram com seu ecocídio.
Ele acrescentou que os terroristas russos continuam a bombardear Kherson e as comunidades da região, que já foram inundadas. O presidente observou que os russos estão até mesmo bombardeando pontos de evacuação.
A barragem de geração de energia hidrelétrica de Kakhovka, em Kherson, entrou em colapso na terça-feira (6), e grandes quantidades de água foram liberadas. Muitas comunidades estão inundadas.
O Gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, ou OCHA, citou fontes do governo ucraniano dizendo que cerca de 80 cidades e vilarejos estão inundados, e quase 40.000 residentes podem ser afetados.
Na quinta-feira (8), o governador de Kherson disse que cerca de 600 quilômetros quadrados da região estão sob as águas, e 70% das áreas afetadas estão sob o controle da Rússia.
Os embaixadores da Ucrânia, dos EUA, do Japão, da UE e de outros países nas Nações Unidas realizaram uma coletiva de imprensa de emergência na quinta-feira (8), na sede da ONU.
Foi revelado que as pessoas que estavam sendo evacuadas de Kherson foram atacadas na quinta-feira (8). Pelo menos nove pessoas ficaram feridas. Algumas delas eram profissionais da área médica e equipes de resgate.
Os embaixadores emitiram uma declaração conjunta condenando veementemente os bombardeios nas áreas de evacuação. Eles conclamaram a Rússia a cessar os ataques.
- Rússia mantém controle sobre 18% do território da Ucrânia - 17 de agosto de 2025 1:17 am
- Ucrânia atinge navio russo carregado com armas iranianas - 17 de agosto de 2025 12:56 am
- Kim Jong Un reforça aliança com Rússia em discurso - 17 de agosto de 2025 12:44 am