As autoridades japonesas estão alertando sobre um número crescente de golpes de investimento direcionados aos usuários do aplicativo de mensagens Line e de outras mídias sociais.
O centro de assuntos do consumidor do Governo Metropolitano de Tóquio disse que o número de reclamações de fraudes de investimento aumentou muito desde 2021. Ele disse que houve 314 casos no último ano fiscal encerrado em março – o triplo do número de cinco anos atrás.
As autoridades alertam as pessoas para terem cuidado especial com fraudes ao usar o aplicativo Line, que pode adicionar automaticamente usuários a grupos de mensagens, a menos que as configurações relevantes sejam alteradas. Em um desses casos, os usuários do aplicativo foram adicionados a um grupo de bate-papo que alegava compartilhar conselhos sobre investimentos. Eles foram então convidados a entrar em contato com um “instrutor” para obter informações mais detalhadas.
O suposto instrutor os persuadiu a investir em ativos de criptografia e comércio de câmbio de varejo. Depois de enviar fundos para a conta bancária designada, o instrutor não podia mais ser contatado e eles perdiam seu dinheiro.
As autoridades recomendam que os consumidores alterem as configurações de seus aplicativos e não aceitem convites de estranhos para negócios lucrativos. Eles também pedem que consultem os centros locais de defesa do consumidor sempre que se sentirem preocupados ou desconfiados.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















