O primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, conversou com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, sobre questões relacionadas ao Mar do Sul da China.
Chinh está na China para participar da conferência do Fórum Econômico Mundial, conhecida como “Summer Davos”.
Os dois países afirmam que as conversas entre os líderes incluíram a criação de um Código de Conduta que a China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático vêm discutindo há anos. O objetivo é evitar conflitos e confrontos acidentais no Mar do Sul da China, onde as tensões estão aumentando.
Li enfatizou que a China quer acelerar as conversas sobre o assunto. Em resposta, Chinh disse que o Vietnã se esforçará para estabelecer o Código de Conduta. Ele também destacou a importância de cumprir a lei internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. O Vietnã e a China têm reivindicações territoriais conflitantes no Mar do Sul da China.
No entanto, Chinh expressou o apoio consistente do Vietnã à política de uma só China e para que Pequim desempenhe um papel regional e global importante e ativo.
Navios americanos e japoneses visitaram, recentemente, o Vietnã devido à preocupação com a atividade marítima cada vez mais assertiva da China no Mar do Sul da China.
Apesar das disputas de soberania, o Vietnã está interessado em manter laços com a China, que também é um importante parceiro comercial.
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am
- Brasil destaca força do agro na Expo Osaka 2025 - 7 de agosto de 2025 6:41 am