O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, falou à nação nesta quarta-feira (21), para marcar o fim da sessão da Dieta. Ele reiterou o compromisso do Japão com a paz e a diplomacia no cenário mundial.
Kishida disse: “Prosseguirei com a diplomacia ativa para manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta com base no estado de direito e para promover os interesses do Japão”.
Kishida também aproveitou a oportunidade para fazer uma retrospectiva de suas conquistas recentes.
Ele mencionou sua visita à Ucrânia em março e a Cúpula do G7, que organizou em Hiroshima em maio. Ele disse que mostrou ao mundo o compromisso do Japão com a paz.
Kishida disse que a vontade do povo ucraniano deve se refletir nas condições e no prazo para o fim do conflito. Ele disse que é importante interromper a agressão da Rússia o mais rápido possível. Mas ele também quer liderar as discussões entre as nações do G7 sobre como realizar a paz de acordo com a vontade do povo ucraniano.
Ele anunciou planos para participar da cúpula da OTAN, na Lituânia, no próximo mês. Kishida planeja se reunir com líderes da UE na Bélgica, antes de seguir para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar.
Kishida também falou sobre os vizinhos do Japão. Ele disse que a situação de segurança em torno do Japão não era tão grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Ele também disse: “Com relação à China, promoverei uma comunicação próxima em todos os níveis, inclusive comigo mesmo, para construir um relacionamento construtivo e estável por meio de esforços de ambos os lados. Também pretendo trabalhar em conversações de alto nível com a Coreia do Norte, sob minha supervisão direta, para que uma cúpula possa ser realizada em uma data próxima.”
No âmbito doméstico, Kishida afirma que tomará medidas para combater o declínio da taxa de natalidade no Japão e, ao mesmo tempo, promover o crescimento econômico.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am