O presidente da Coreia do Sul visitou o Vietnã pela primeira vez desde que assumiu o cargo em maio passado. A viagem ocorre em um momento em que Seul e Hanói enfrentam relações tensas com Pequim em meio à crescente assertividade da China em questões como o Mar do Sul da China.
É a primeira visita de Yoon Suk-yeol a um membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Ele se reuniu com o presidente Vo Van Thuong em Hanói na sexta-feira (23). Yoon expressou sua intenção de intensificar a cooperação com o Vietnã em áreas como segurança e economia.
Ele disse que discutiram como fortalecer sua cooperação, juntamente com a melhoria dos laços bilaterais, bem como formas de contribuir para a liberdade, a paz e a prosperidade na região do Indo-Pacífico.
Thuong disse que ele e Yoon têm pontos em comum em muitas questões importantes, enfatizando que seus países são verdadeiros parceiros.
Yoon trouxe consigo uma missão econômica de mais de 200 líderes empresariais, incluindo representantes dos cinco principais conglomerados da Coreia do Sul.
Yoon também se reuniria na sexta-feira (23), com o líder supremo do Vietnã, Nguyen Phu Trong, chefe do Partido Comunista.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am