A mídia sul-coreana afirma que o presidente Yoon Suk-yeol expressou seu descontentamento com o comentário “inapropriado” do embaixador chinês, aparentemente referindo-se à política de Seul de promover laços com os Estados Unidos.
O embaixador da China na Coreia do Sul, Xing Haiming, disse que aqueles que apostassem na vitória dos EUA e na derrota da China se arrependeriam. Ele fez a observação em conversas com o líder do maior partido de oposição da Coréia do Sul na última quinta-feira (8).
Acredita-se que o comentário tenha sido uma expressão de descontentamento com a política do governo de Yoon de aumentar os laços com Washington.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que Yoon questionou, em uma reunião do gabinete na terça-feira, se o enviado tem uma atitude de respeito mútuo ou de promoção da amizade. Yoon foi citado como tendo dito que o povo sul-coreano está ofendido com o “comportamento inadequado” do embaixador.
Um funcionário sênior do gabinete presidencial também condenou o comentário do embaixador em meio ao aumento da distância entre os países. Ele disse que Seul está esperando que o lado chinês considere cuidadosamente o problema e tome “medidas apropriadas”.
Na sexta-feira (9), passada, o Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul apresentou um protesto contra Xing. No dia seguinte, Pequim convocou o embaixador sul-coreano na China para expressar “séria preocupação e insatisfação” sobre o que chamou de “resposta imprópria” de Seul.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am