Um porta-voz da região de Kherson, no sul da Ucrânia, disse que a Rússia está obstruindo os esforços de socorro nas áreas inundadas após o colapso de uma represa.
Oleksandr Tolokonnikov falou online com a NHK na sexta-feira (9).
A barragem de geração de energia hidrelétrica de Kakhovka, em Kherson, entrou em colapso na terça-feira e grandes quantidades de água foram liberadas.
Tolokonnikov disse que os níveis de água estão baixando nas áreas inundadas, mas que pelo menos 2.300 pessoas no lado noroeste do rio Dnipro foram forçadas a evacuar.
Ele disse que cerca de 70% das áreas inundadas estão no lado sudeste do rio, controlado pela Rússia, e que cerca de 10.000 residentes estão precisando de resgate e apoio.
Tolokonnikov disse que, nos últimos três dias, a Rússia tem impedido a evacuação dos moradores e os esforços voluntários de socorro, e nem mesmo a água potável pode ser fornecida.
Ele disse que se acredita que as minas terrestres plantadas pelas forças russas tenham sido levadas para a área urbana e que as inundações provavelmente terão um efeito adverso duradouro sobre a agricultura.
Tolokonnikov observou que os níveis de água nas áreas a montante também caíram, reduzindo a água subterrânea e causando a morte de muitos peixes.
Ele disse que o governo regional planeja usar máquinas de construção fornecidas pelo Japão para os esforços de reconstrução e acrescentou que serão necessárias mais no futuro.
Tolokonnikov expressou sua esperança de receber mais assistência tecnológica do Japão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















