O principal conselheiro do governo japonês para o coronavírus disse que uma nona onda de infecções pode ter começado no país, e que vacinações adicionais e outras medidas são necessárias para reduzir o número de mortes.
Omi Shigeru, que chefia o painel consultivo do governo, falou com os repórteres na segunda-feira (26), após trocar opiniões sobre a situação da COVID-19 no Japão com o primeiro-ministro Kishida Fumio.
Omi disse que dados recentes de instituições médicas mostram que o número de infecções está aumentando lentamente em todo o país, com algumas diferenças regionais.
Ele disse que é possível que a nona onda já tenha começado, embora não esteja claro como a situação mudará daqui para frente.
Omi enfatizou a importância de proteger os idosos e outras pessoas com alto risco de ficarem gravemente doentes e de reduzir o número de mortes.
Ele sugeriu que os governos locais continuassem a adotar medidas anti-infecciosas completas nas instalações de enfermagem para idosos. Ele também aconselhou os idosos a considerarem a possibilidade de receber uma sexta vacinação, já que a imunidade enfraquece com o tempo.
Omi se referiu à Grã-Bretanha como um exemplo do que poderia acontecer no Japão. Ele disse que o número de mortes caiu gradualmente à medida que a Grã-Bretanha passou por repetidas ondas de casos e parece ter chegado a uma fase “endêmica”.
Ele prevê que a situação no Japão também mudará para uma fase endêmica, em que a doença ocorre repetidamente em uma comunidade, mas apenas em um determinado nível, se o número de mortes na nona onda for menor do que na oitava.
Omi disse que a taxa de mortalidade no Japão parece permanecer praticamente a mesma, e o número de novas infecções deve ser observado de perto.
Ele disse que um aumento nos casos, até certo ponto, era esperado quando o coronavírus foi rebaixado para a mesma categoria da gripe sazonal em maio.
Disse que é importante manter a sociedade funcionando e, ao mesmo tempo, tentar reduzir o número de mortes.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am