A operadora da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi mostrou à mídia um sistema que planeja usar para liberar água tratada e diluída da instalação no oceano.
A Tokyo Electric Power Company, ou TEPCO, concluiu a construção do sistema na segunda-feira (26). Ela o está construindo desde agosto passado.
Uma tubulação gigantesca para diluir a água tratada com uma quantidade enorme de água do mar foi instalada em frente aos reatores No.5 e No.6.
Ele tem cerca de 2 metros de diâmetro e aproximadamente 7 metros de comprimento.
A TEPCO afirma que uma válvula de fechamento de emergência no sistema interrompe automaticamente o fluxo da água tratada e da água do mar se a taxa de fluxo não corresponder às taxas prescritas ou se as concentrações de materiais radioativos estiverem acima dos níveis permitidos.
A empresa de serviços públicos está agora realizando treinamento em simulador para os trabalhadores, a fim de ajudar a garantir a operação segura do sistema.
A água usada para resfriar o combustível nuclear fundido tem sido coletada em tanques de armazenamento em Fukushima Daiichi. Ela foi filtrada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas ainda contém trítio.
O governo planeja diluí-la para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo dos padrões de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável antes de começar a descarregá-la por volta do verão.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















