Segundo a NHK, o governo do Japão planeja traçar uma estratégia até o final de julho para acelerar a mudança para a neutralidade de carbono.
A medida foi tomada depois que os parlamentares japoneses promulgaram uma lei na mais recente sessão da Dieta para promover o que eles chamam de “transformação verde”. A legislação prevê a introdução de um esquema de precificação de carbono, no qual as empresas que emitem dióxido de carbono são obrigadas a arcar com um ônus financeiro.
Espera-se que a nova estratégia inclua o fornecimento de incentivos com o objetivo de facilitar a introdução de um mecanismo baseado no mercado que permita que as empresas comprem ou vendam créditos obtidos pela redução das emissões de CO2.
A estratégia, provavelmente, também incluirá a elaboração de medidas para incentivar o investimento do setor privado em iniciativas de neutralidade de carbono por meio da emissão de um novo tipo de título do governo.
O governo também planeja estabelecer uma nova entidade no ano fiscal de 2024 que operaria um sistema de comércio planejado para créditos de emissões.
A intenção do governo é explicar esses planos em uma reunião na terça-feira (27).
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















