Segundo a NHK, o governo do Japão planeja traçar uma estratégia até o final de julho para acelerar a mudança para a neutralidade de carbono.
A medida foi tomada depois que os parlamentares japoneses promulgaram uma lei na mais recente sessão da Dieta para promover o que eles chamam de “transformação verde”. A legislação prevê a introdução de um esquema de precificação de carbono, no qual as empresas que emitem dióxido de carbono são obrigadas a arcar com um ônus financeiro.
Espera-se que a nova estratégia inclua o fornecimento de incentivos com o objetivo de facilitar a introdução de um mecanismo baseado no mercado que permita que as empresas comprem ou vendam créditos obtidos pela redução das emissões de CO2.
A estratégia, provavelmente, também incluirá a elaboração de medidas para incentivar o investimento do setor privado em iniciativas de neutralidade de carbono por meio da emissão de um novo tipo de título do governo.
O governo também planeja estabelecer uma nova entidade no ano fiscal de 2024 que operaria um sistema de comércio planejado para créditos de emissões.
A intenção do governo é explicar esses planos em uma reunião na terça-feira (27).
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am