Um fórum de negócios foi realizado em Tóquio para marcar os 50 anos de relações entre o Japão e a Associação das Nações do Sudeste Asiático.
O governo japonês organizou o evento na terça-feira (6).
O foco principal das discussões foi a criação de novas oportunidades de negócios por meio do estímulo às start-ups nos países da ASEAN.
Os participantes também discutiram maneiras de os empresários japoneses estabelecerem start-ups na região e como fortalecer a cooperação com as organizações econômicas de lá.
Em 2009, a China se tornou o maior parceiro comercial da ASEAN, ultrapassando o Japão. A Coreia do Sul também aumentou sua presença por meio do soft power, como música e dramas de TV.
O Japão agora está procurando cultivar novos canais com jovens líderes empresariais nos países da ASEAN, em vez de depender apenas de parcerias tradicionais em negócios de manufatura, como a indústria automobilística.
Yohanes Lukiman, um funcionário sênior do Conselho Consultivo Empresarial da ASEAN, enfatizou a importância dos intercâmbios pessoais.
Ele disse que “encontrar pessoas que pensam da mesma forma e que têm os mesmos objetivos e filosofia” pode ser um ponto de partida para construir e acelerar a diplomacia econômica entre o Japão e a ASEAN.
Uma reunião de cúpula especial está planejada entre os líderes japoneses e da ASEAN em dezembro.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

