O Ministério das Finanças do Japão e o Banco do Japão afirmam que planejam colocar em circulação três novas cédulas em julho de 2024, com as mais recentes tecnologias antifalsificação.
O Ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, fez o anúncio após inspecionar o National Printing Bureau em Tóquio na quarta-feira (28).
Suzuki disse que a circulação das novas cédulas está programada para começar na primeira quinzena de julho do próximo ano. Ele pediu às instituições financeiras e às empresas do setor privado que continuassem seus preparativos.
O rosto da nova nota de 10.000 ienes será Shibusawa Eiichi, considerado o pai da economia japonesa moderna.
A nova cédula de 5.000 ienes terá como rosto Tsuda Umeko, que foi a primeira japonesa a estudar no exterior. Ela frequentou escolas nos Estados Unidos.
A nova cédula de 1.000 ienes terá um retrato de Kitasato Shibasaburo, um bacteriologista que desenvolveu uma cura para o tétano.
As tecnologias de ponta para evitar a falsificação incluem o primeiro holograma do mundo que faz com que os retratos pareçam se mover tridimensionalmente quando as cédulas são inclinadas.
As marcas d’água apresentam não apenas os retratos, mas também padrões de alta definição criados por meio de uma leve alteração na espessura do papel.
O governo planeja imprimir 4,53 bilhões de novas cédulas até o final de março do próximo ano e colocar a quantidade necessária de cédulas em circulação a partir de julho.
Dez mil ienes são avaliados em cerca de 70 dólares na taxa de câmbio atual, e 5.000 ienes são avaliados em cerca de 35 dólares.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am