A mídia dos EUA afirma que a inteligência do país sabia com antecedência que o dono da empresa militar privada russa Wagner Group, Yevgeny Prigozhin, estava planejando uma rebelião contra o Ministério da Defesa da Rússia.
O Washington Post citou fontes do governo dos EUA dizendo que a inteligência americana detectou sinais do plano de Prigozhin em meados de junho e ficou cada vez mais preocupada com seu possível impacto sobre a capacidade da Rússia de controlar seu arsenal nuclear.
O artigo diz que a ação de Prigozhin foi desencadeada pela ordem do Ministério da Defesa da Rússia, em 10 de junho, de que todos os combatentes voluntários que participassem da invasão da Ucrânia deveriam assinar contratos com o ministério para consolidar a cadeia de comando.
O artigo diz que o presidente russo, Vladimir Putin, provavelmente sabia do plano de Prigozhin, e que as autoridades americanas supuseram que “a inação de Putin refletia a falta de coordenação de alto nível no governo russo e, provavelmente, rivalidades internas”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















