A Indonésia deu início a exercícios navais multilaterais em suas águas, próximas à ilha de Sulawesi.
Trinta e seis países, incluindo os EUA, o Japão e a China, estão participando do exercício Komodo, enquanto Washington e Pequim tentam reforçar sua presença na região da Ásia-Pacífico.
Na cerimônia de abertura, na segunda-feira (5), o almirante Yudo Margono, principal comandante militar da Indonésia, enfatizou que o exercício visa fortalecer a cooperação na resposta a desastres e na assistência humanitária.
Quarenta e oito navios de guerra estão participando, incluindo um destroyer e uma fragata chineses.
O exercício conjunto ocorre no momento em que a China e os EUA vêm realizando jogos de guerra mais frequentes em cenários como Taiwan e o Mar do Sul da China.
Ele também ocorre após um incidente no fim de semana no Estreito de Taiwan, no qual os militares dos EUA afirmam que um navio de guerra chinês cortou bruscamente o caminho de um destróier americano, forçando-o a reduzir a velocidade para evitar uma colisão.
As forças armadas da Indonésia estão intensificando seus esforços diplomáticos em uma tentativa de manter a estabilidade e a segurança regionais. O exercício de Komodo deste ano é o quarto, tendo sido realizado pela última vez em 2018, e continuará até quinta-feira.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am