O Imperador Naruhito do Japão diz esperar que sua próxima visita à Indonésia ajude a desenvolver relações amigáveis entre os dois países.
Espera-se que o imperador e a imperatriz Masako partam para a nação do sudeste asiático no sábado (17). Será sua primeira viagem diplomática ao exterior desde que o imperador subiu ao trono em 2019.
Questionado em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (15), sobre as relações bilaterais no passado, quando o Japão governava a Indonésia, o imperador observou que houve momentos difíceis.
Ele disse que o Japão contribuiu para a paz e a prosperidade da comunidade internacional com a Indonésia e outras nações asiáticas desde o fim da guerra.
O Imperador também disse que a visita ajudará a aprofundar ainda mais a amizade e a boa vontade entre os dois países, com base em seu histórico de intercâmbio bilateral.
Ele acrescentou ainda que esperava que a Imperatriz o acompanhasse durante toda a sua viagem à Indonésia, mas depois decidiu visitar alguns lugares sozinho. Ele disse que tomou a decisão após realizar uma análise abrangente dos eventos planejados.
Ele acrescentou esperar que a Imperatriz, que fará sua primeira visita oficial ao Sudeste Asiático, mantenha sua saúde para que possa desempenhar suas funções com segurança.
A viagem de sete dias do casal imperial ocorrerá de 17 a 23 de junho.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am