O líder da federação de pescadores de Fukushima expressou, novamente, sua oposição a um plano para liberar água tratada e diluída da usina nuclear desativada de Fukushima Daiichi no oceano.
Nozaki Tetsu falou na terça-feira (27)em uma reunião com a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company.
Mais tarde, Nozaki disse que o governo e a TEPCO haviam dito à federação de pesca da província, há oito anos, que não descartariam a água tratada sem obter o entendimento das partes envolvidas.
Ele disse que leva a sério o fato de o governo e a TEPCO terem fornecido repetidamente explicações sobre o plano de descarte. Mas ele disse que os pescadores não o aprovaram.
A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido tem se acumulado na usina. Depois de se misturar com a chuva e a água subterrânea, a água é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas o trítio permanece.
O governo japonês afirma que planeja liberar a água tratada após diluí-la para reduzir a concentração de trítio para cerca de um sétimo do nível que a Organização Mundial da Saúde considera seguro para a água potável.
A TEPCO concluiu a montagem das instalações na segunda-feira. A Autoridade de Regulamentação Nuclear deve começar a inspecionar suas funções a partir de quarta-feira.
Se a NRA der o sinal verde, o equipamento estará pronto para a operação de descarga, que a TEPCO planeja iniciar por volta do verão.
O secretário-chefe do Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse na terça-feira que o governo determinará o momento da descarga.
Ele disse que isso será feito depois que as autoridades de vários escritórios do governo verificarem o progresso dos esforços para garantir a segurança e evitar a disseminação de rumores prejudiciais.
Matsuno disse que as autoridades também informarão os pescadores quando a Agência Internacional de Energia Atômica apresentar seu relatório sobre o plano de liberação de água.
A AIEA deverá apresentar um relatório de avaliação abrangente em breve.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am