15.3 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 11:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Grupo de pesca do Japão reitera oposição à liberação de água tratada de Fukushima

A federação de pesca japonesa expressou, novamente, sua oposição à liberação planejada de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, no mar.

spot_img

A federação de pesca japonesa expressou, novamente, sua oposição à liberação planejada de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, no mar.

Sakamoto Masanobu, presidente da JF Zengyoren, a federação nacional de cooperativas de pesca, entregou um pedido de oposição à liberação ao Ministro da Indústria, Nishimura Yasutoshi, na quinta-feira (22).

A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido tem se acumulado na usina. Ela se mistura com a chuva e a água subterrânea e é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas ainda resta um pouco de trítio.

O governo japonês planeja liberar a água tratada após diluí-la para reduzir a quantidade de trítio para cerca de um sétimo do nível que a Organização Mundial da Saúde considera seguro para a água potável.

A operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, planeja começar a descarregar a água no oceano por volta do verão.

Na reunião, o presidente da federação de pesca também pediu ao governo que tome medidas completas para evitar danos à reputação dos produtos pesqueiros e para estender o apoio ao setor pesqueiro local.

Nishimura disse que entende as preocupações dos trabalhadores da pesca, mas a liberação da água tratada no mar é inevitável na reconstrução de Fukushima.

O ministro também disse que o governo está empenhado em explicar completamente as medidas de segurança, bem como as medidas para evitar danos à reputação, para que os pescadores possam continuar trabalhando sem preocupações.

Falando aos repórteres após a reunião, Sakamoto disse que Nishimura se comprometeu a continuar fornecendo detalhes do plano.

No entanto, Sakamoto afirmou que disse a Nishimura que a oposição da federação ao despejo da água não mudará e que o governo deve assumir total responsabilidade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img