10.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  6:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Grã-Bretanha informa que a China fechou 4 “postos de serviço policial” no Reino Unido

O governo da Grã-Bretanha afirma que a China fechou o que supostamente seriam delegacias de polícia em quatro locais do país.

O governo da Grã-Bretanha afirma que a China fechou o que supostamente seriam delegacias de polícia em quatro locais do país.

O governo anunciou na terça-feira (6), os resultados de sua investigação dos locais, incluindo o de Londres.

No ano passado, uma ONG sediada na Espanha informou que havia mais de 100 centros de serviços policiais chineses no exterior em mais de 50 países, incluindo o Japão, os Estados Unidos e alguns na Europa, para monitorar os dissidentes chineses e exercer pressão sobre eles.

O ministro da segurança britânico, Tom Tugendhat, citou a embaixada chinesa dizendo que todas essas estações haviam sido fechadas permanentemente. Ele disse que nenhuma evidência de atividade ilegal em nome do Estado chinês foi encontrada até o momento nos locais.

Tugendhat disse que a presença de postos de serviço não oficiais da polícia chinesa “deve ter preocupado e intimidado” aqueles que deixaram a China para buscar segurança e liberdade no Reino Unido e é inaceitável.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse aos repórteres na quarta-feira que tais postos não existem. Ele disse que a China “cumpre estritamente a lei internacional e respeita a soberania judicial de outros países”.

Wang disse que a Grã-Bretanha deveria “respeitar os fatos” e “parar de aumentar o assunto e difamar a China”.

Outros países também estão investigando locais semelhantes.

Em abril deste ano, o Departamento de Justiça dos EUA prendeu dois homens por supostamente estabelecerem e operarem uma delegacia de polícia secreta em Nova York.