24 C
Kóka
sexta-feira, 2024/06/21  5:04
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gabinete japonês aprova plano para expandir o status de trabalhador estrangeiro

O Gabinete japonês adotou um plano para expandir significativamente os campos para trabalhadores estrangeiros qualificados.

O Gabinete japonês adotou um plano para expandir significativamente os campos para trabalhadores estrangeiros qualificados.

A medida tem como objetivo atrair mais pessoas qualificadas do exterior em meio à intensa concorrência global por esses profissionais.

Em discurso antes da reunião do Gabinete na sexta-feira (9), o primeiro-ministro, Kishida Fumio, enfatizou a necessidade de abordar a grave escassez de mão de obra no país. Ele disse que o ambiente para os trabalhadores estrangeiros precisa ser melhorado para que eles vejam o Japão como um lugar desejável para se viver.

O Japão introduziu o status de residência de Categoria 2 há quatro anos. Os portadores desse status não têm limite para solicitar a extensão de sua permanência no Japão. Eles também têm permissão para trazer seus cônjuges e filhos.

Atualmente, apenas trabalhadores de duas áreas – construção civil e construção naval – são elegíveis para essa categoria. Mas apenas 11 pessoas se qualificaram para esse status até o momento.

O plano adotado pelo Gabinete amplia o número de campos de dois para 11. Eles incluem a agricultura, bem como a fabricação de alimentos e bebidas.

Alguns membros do Partido Liberal Democrático, no poder, expressaram preocupação com o plano, dizendo que ele poderia efetivamente aumentar a imigração para o Japão.

Mas o partido aprovou o plano no mês passado, refletindo um crescente sentimento de crise sobre a escassez de mão de obra no país.