A França expressou relutância em relação à proposta da OTAN de abrir um escritório de ligação no Japão, dizendo que o tratado da organização limita a área que ela cobre.
Fontes diplomáticas francesas disseram à NHK na terça-feira (6), que a OTAN é uma organização que atende à região do Atlântico Norte.
Isso ocorre em resposta às observações feitas em 10 de maio pelo secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. Ele disse em uma entrevista à CNN que a organização está em negociações com o governo japonês para abrir um escritório em Tóquio.
Stoltenberg disse que a OTAN precisa intensificar seu relacionamento com seus parceiros do Indo-Pacífico.
O jornal britânico Financial Times informou na segunda-feira que o presidente francês Emmanuel Macron se opõe à iniciativa da OTAN de abrir o escritório no Japão.
Fontes francesas disseram que se a OTAN precisa monitorar a situação na região do Indo-Pacífico, as embaixadas de seus países membros devem assumir esse papel.
Os observadores dizem que a França pode estar relutante porque quer evitar irritar a China. Macron visitou a China em abril, buscando aumentar os laços econômicos entre os dois países.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

