20.4 C
Kóka
segunda-feira, 16 junho, 2025 1:10: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Equipe da AIEA conclui a revisão final do plano de descarga de água tratada de Fukushima

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, concluíram a avaliação final de segurança do plano do Japão de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, danificada nos terremotos e tsunami de marçco de 2011.

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, concluíram a avaliação final de segurança do plano do Japão de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, danificada nos terremotos e tsunami de marçco de 2011.

Durante uma visita de cinco dias ao Japão, os especialistas visitaram a usina para inspecionar os preparativos para a liberação. A AIEA planeja emitir um relatório abrangente sobre o assunto em um futuro próximo.

O Ministério da Indústria do Japão afirma que a equipe não tem planos para revisões adicionais.

A AIEA disse, anteriormente, que o relatório deverá ser divulgado até junho, mas as autoridades japonesas afirmam que os especialistas não especificaram quando ele estará disponível.

Desde fevereiro do ano passado, especialistas da AIEA de vários países, incluindo Grã-Bretanha, China e Coréia do Sul, visitaram o Japão várias vezes para avaliar a segurança do plano com base em padrões internacionais.

Na quarta-feira, a AIEA compartilhou os resultados de suas análises de amostras de água tratada coletadas no ano passado e testadas em laboratórios de diferentes países.

A agência disse que a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, “demonstrou um alto nível de precisão em suas medições e competência técnica” e que os métodos analíticos da operadora para diferentes radionuclídeos eram “apropriados e adequados ao propósito”.

O governo do Japão afirma que a água será diluída para reduzir o nível de trítio radioativo antes de ser liberada no oceano neste verão. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável.

O governo planeja utilizar o relatório da AIEA para apoiar seu argumento a favor da liberação, tanto nacional quanto internacionalmente, ao mesmo tempo em que aborda as preocupações das autoridades locais e dos residentes próximos à usina.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img