O Ministério da Defesa do Japão afirma que a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos que podem ter caído na zona econômica exclusiva do país, ou ZEE, no Mar do Japão.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também confirmou os lançamentos. Segundo eles, o Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao leste, por volta das 19h30min.
A vice-ministra da Defesa do Parlamento Japonês, Onoda Kimi, disse a repórteres na noite de quinta-feira (15), que a Coreia do Norte lançou pelo menos dois mísseis balísticos em direção ao leste, de perto da costa oeste do país, por volta das 19h24 e 19h36 daquele dia.
Ela disse que os mísseis voaram cerca de 850 e 900 quilômetros e atingiram uma altitude máxima de 50 quilômetros em seus voos de 11 minutos.
Ela também disse que se acredita que os mísseis tenham caído na ZEE do Japão, a cerca de 250 quilômetros da ilha de Hegurajima, na província de Ishikawa.
Ela acrescentou que os mísseis podem ter voado em trajetórias irregulares.
O ministério diz que não há informações sobre danos.
Os lançamentos ocorreram cerca de 30 minutos depois que um porta-voz do Ministério da Defesa do Norte emitiu uma declaração acusando as forças armadas dos EUA e da Coreia do Sul de realizarem exercícios de fogo real em larga escala.
A declaração diz que a Coreia do Norte condena, veementemente, as ações provocativas e irresponsáveis que aumentam ainda mais as tensões militares na região.
Essa é a primeira vez, desde 18 de fevereiro, que um míssil balístico norte-coreano cai na ZEE do Japão.
Acreditava-se que o projétil disparado pelo Norte em fevereiro era um míssil balístico intercontinental, ou ICBM. Acredita-se que ele tenha caído no Mar do Japão, próximo a Hokkaido, na ZEE do Japão.
A Coreia do Norte anunciou, em 31 de maio, que não conseguiu lançar o que chamou de foguete. Pyongyang disse que ocorreu um acidente durante uma tentativa de colocar um novo satélite em órbita.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am