Um grupo de pesquisa dos EUA afirma que as imagens de satélite de um local de lançamento de foguetes na Coreia do Norte indicam que o país pode estar se preparando para testar um novo motor.
O grupo de pesquisa 38 North divulgou no sábado (10), o resultado de sua análise das imagens da estação de lançamento de satélites Sohae, em Tongchang-ri, feitas no dia anterior.
O grupo diz que um “abrigo ambiental retrátil foi movido para a frente na rampa que conecta o pátio de estacionamento à bancada de testes” em um local de teste de combustão de motor, e “quatro a cinco veículos chegaram ao pátio”.
O grupo também afirma que “durante os períodos entre os testes, o abrigo normalmente fica estacionado ao lado da bancada”, acrescentando que esses movimentos sugerem que a Coreia do Norte poderia estar se preparando para realizar um teste de um novo motor de combustível líquido.
Pyongyang admitiu que o lançamento de seu primeiro satélite de espionagem militar em 31 de maio foi um fracasso.
A Coreia do Norte disse que o foguete que transportava o satélite caiu no mar depois de perder o impulso devido a um problema com o motor do segundo estágio.
O país disse que o foguete foi lançado do local de lançamento de Sohae.
O Japão, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países permanecem em alerta máximo, pois a Coreia do Norte afirma que fará um segundo lançamento o mais rápido possível.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am