A Coreia do Norte reagiu fortemente às observações feitas pelo principal diplomata dos EUA sobre o papel da China em relação à situação na Península Coreana.
O país está alertando sobre uma resposta “avassaladora” às políticas dos Estados Unidos contra Pyongyang.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte emitiu uma declaração no sábado (24), criticando os comentários do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Depois que Blinken se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping, na segunda-feira, ele realizou uma coletiva de imprensa na qual descreveu a China como estando em uma posição única para pressionar a Coreia do Norte a se engajar em um diálogo com o objetivo de interromper as atividades “perigosas” de Pyongyang.
Um diretor geral do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte acusou os EUA de causar o aumento das tensões na Península Coreana por manterem persistentemente políticas hostis em relação a Pyongyang.
O diretor alertou que a escala e o escopo das contramedidas da Coreia do Norte serão ampliados de forma mais “esmagadora e ofensiva” quando os EUA aumentarem suas provocações militares na península e na região.
O aviso, aparentemente, foi feito em resposta à cooperação entre os EUA e a Coreia do Sul, incluindo exercícios militares conjuntos.
A declaração também reflete o aumento das críticas da Coreia do Norte aos EUA, já que o domingo marca 73 anos do início da Guerra da Coreia, que Pyongyang considera como “o dia da luta” contra os EUA.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















