Autoridades de alguns membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático- ASEAN, além da Índia e da China, reuniram-se para discutir o conflito em Myanmar.
A Tailândia foi a anfitriã das conversações informais em nível ministerial com o objetivo de traçar um caminho para a paz no país devastado por conflitos. Mas três países da ASEAN não compareceram, destacando as divisões no bloco em relação a Myanmar.
O ministro das Relações Exteriores de Myanmar nomeado pela junta, Than Swe, estava entre os participantes da reunião de segunda-feira (19), em Pattaya.
A reunião foi realizada a portas fechadas. Os detalhes das discussões não foram revelados. Mas os participantes provavelmente trocaram opiniões sobre a implementação do chamado Consenso de 5 Pontos. O documento acordado por Myanmar com a ASEAN há dois anos estipula o fim imediato da violência.
A Tailândia convidou todas as nações da ASEAN e as vizinhas Índia e China para o encontro.
Os generais de Myanmar foram impedidos de participar de reuniões de alto nível da ASEAN desde que tomaram o poder em um golpe em 2021.
A Indonésia, atual presidente da ASEAN, esteve notavelmente ausente da reunião. Seu ministro das Relações Exteriores disse que o grupo “não chegou a nenhum consenso para se engajar novamente ou desenvolver novas abordagens para a questão de Myanmar”. Malásia e Cingapura também não compareceram.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am