Operários iniciaram a construção de uma base para a aeronave de transporte Osprey, da Força de Autodefesa Terrestre, ou Ground Self-Defense Force’s – GSDF, no Aeroporto de Saga, no oeste do Japão.
Isso está de acordo com o plano do Ministério da Defesa de enviar 17 aeronaves de rotor inclinado ao aeroporto, para fortalecer as defesas nas ilhas do sudoeste do país.
A base será construída em 33 hectares no lado oeste do aeroporto. Os veículos de construção entraram na área na tarde de segunda-feira (12), e uma placa foi colocada notificando as pessoas sobre o início do projeto. O trabalho de construção de um escritório temporário também foi iniciado.
O escritório regional do ministério disse que o cascalho será transportado este mês durante o dia e, em seguida, serão construídas estradas e um reservatório para coletar a água da chuva.
As autoridades dizem que a construção dos prédios começará depois disso.
O ministério quer concluir o projeto até julho de 2025, quando encerrará a implantação de uma frota de águias-pesqueiras em um acampamento a leste de Tóquio.
Um grupo de cerca de 30 pessoas, incluindo alguns residentes, protestou perto do local. Eles seguraram faixas que diziam ser contra o uso do Aeroporto de Saga como base militar.
Uma pessoa disse que o governo forçou seus planos de construir a base. Ele acrescentou que a construção deveria ser interrompida.
Alguns residentes expressaram preocupação depois que o Ministério da Defesa explicou em uma reunião comunitária que o trabalho será feito 24 horas por dia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















