A China condenou, veementemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, por chamar o líder chinês, Xi Jinping, de ditador, dizendo que o comentário foi “extremamente absurdo e irresponsável”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse na quarta-feira (21), que o comentário de Biden vai contra os fatos e viola seriamente o protocolo diplomático.
Mao disse que o comentário foi uma provocação política flagrante e que Pequim expressa forte insatisfação e oposição.
Biden descreveu Xi como um ditador em um discurso em um evento de arrecadação de fundos realizado na terça-feira (20), na Califórnia. Ele se referiu a um balão chinês que foi abatido depois de sobrevoar a parte continental dos EUA em fevereiro.
Biden disse que a razão pela qual Xi ficou chateado quando o balão foi abatido foi que “ele não sabia que o balão estava lá”. Biden acrescentou: “Isso é um grande constrangimento para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu”.
A observação foi feita depois que o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, encerrou sua visita à China para conversar com líderes chineses na segunda-feira. Blinken se reuniu com Xi, com o principal diplomata da China, Wang Yi, e com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang. Os dois lados confirmaram que continuarão o diálogo.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am