O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que seu país fornecerá apoio econômico a Honduras. O presidente da nação centro-americana está atualmente visitando a China, após o estabelecimento de relações diplomáticas com o país, em março.
Na segunda-feira (12), Xi se reuniu com a presidente de Honduras, Xiomara Castro, que está em uma visita oficial de seis dias à China.
Honduras estabeleceu laços com Pequim depois de cortá-los com Taiwan.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Xi dizendo que a visita de Castro abre um novo capítulo na história das relações bilaterais e que Pequim apoiará firmemente o desenvolvimento econômico e social de Honduras.
Xi sugeriu que a China intensificará seu apoio econômico a Honduras, incluindo a facilitação da entrada de produtos hondurenhos no mercado chinês.
Castro disse a Xi que estabelecer laços com a China foi uma escolha histórica para seu país. Ela disse que Honduras apóia resolutamente os esforços de Pequim para realizar a unificação nacional.
O número de estados soberanos que reconhecem Taiwan atingiu um recorde de 13, sete dos quais estão na América Central e na América do Sul.
A China busca expandir sua influência nessas regiões, provavelmente tendo em mente a proximidade com os Estados Unidos. Parece que Pequim está incentivando outros países a cortar os laços com Taiwan, enfatizando os possíveis benefícios econômicos obtidos por laços mais estreitos com a China.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am