O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pediu à China que inicie conversações para evitar confrontos não intencionais entre as forças armadas dos dois países.
Austin fez um discurso no Diálogo de Shangri-La, em Cingapura, no sábado (2). A reunião discute questões de segurança na Ásia.
Em meio à escalada das atividades marítimas da China no Mar do Sul da China, Austin disse que os Estados Unidos continuarão a trabalhar com seus aliados e parceiros para defender a liberdade de navegação e sobrevoo.
Sobre a questão de Taiwan, ele alertou que um conflito no Estreito de Taiwan seria devastador. Ele disse que a dissuasão é forte hoje em dia, e é tarefa de seu país mantê-la assim.
Austin disse: “Os Estados Unidos não estão buscando uma nova Guerra Fria. E a competição não deve se transformar em conflito”.
Ele acrescentou que linhas abertas de comunicação com a China são essenciais, pois quanto mais os dois países conversarem, mais poderão evitar “mal-entendidos e erros de cálculo que poderiam levar a crises ou conflitos”.
Antes do diálogo, a China recusou um pedido dos EUA para uma reunião entre Austin e o ministro da Defesa chinês Li Shangfu.
Os dois trocaram cumprimentos em um jantar no dia anterior. Mas o Departamento de Defesa dos EUA disse que eles não tiveram uma “troca substantiva”.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am