O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está a caminho de Pequim para se reunir com altos funcionários chineses. Ele será o oficial de mais alto escalão do governo Biden a visitar a China.
Blinken deixou uma base da força aérea perto de Washington na noite de sexta-feira (16). Ele chegará à capital chinesa no domingo (18), e ficará até segunda-feira (19).
Os detalhes da agenda de Blinken não foram revelados, mas é provável que ele mantenha conversações com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, e com o principal diplomata, Wang Yi.
Acredita-se que os preparativos também estejam em andamento para que Blinken se reúna com o presidente chinês Xi Jinping. Espera-se que Blinken troque opiniões com as autoridades chinesas sobre os laços bilaterais, Taiwan e o conflito na Ucrânia.
Os laços entre os EUA e a China permaneceram em baixa devido a várias questões.
Blinken estava inicialmente programado para viajar à China em fevereiro, mas foi adiada depois que um balão espião chinês sobrevoou o território dos EUA.
Blinken disse a repórteres em Washington na sexta-feira (16), que o objetivo de sua viagem à China é estabelecer comunicações abertas e capacitadas para que os dois países possam administrar seu relacionamento de forma responsável.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am