Autoridades de segurança do Japão, dos Estados Unidos e das Filipinas comprometeram-se a aumentar a cooperação em defesa, na primeira reunião de uma nova estrutura trilateral.
A estrutura foi solicitada pelo Japão. O secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional, Akiba Takeo, o assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o assessor de segurança nacional das Filipinas, Eduardo Ano, reuniram-se por cerca de 90 minutos em Tóquio na sexta-feira (16).
As autoridades reafirmaram a importância de aprofundar a cooperação para manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta, tendo em mente atores como a China, que está intensificando o que é chamado de movimentos hegemônicos.
Eles também concordaram que é importante aprimorar as capacidades de resposta com base nas respectivas alianças Japão-EUA e EUA-Filipinas.
As autoridades também discutiram uma série de questões de segurança regional, incluindo os mares do leste e do sul da China e a Coreia do Norte. Eles reiteraram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.
Eles concordaram em continuar a manter conversações sob a nova estrutura.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















