O Ministério da Defesa de Taiwan afirma que oito aviões militares chineses cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e se aproximaram da zona contígua de Taiwan.
O ministério disse que 19 aeronaves militares chinesas foram detectadas no espaço aéreo de Taiwan na manhã de sábado (24). O ministério disse que oito delas voaram perto da zona contígua de Taiwan, que fica a 24 milhas náuticas, ou cerca de 44 quilômetros, de sua costa.
As autoridades não revelaram os tipos das oito aeronaves ou suas rotas de voo.
O ministério também disse que detectou cinco embarcações militares chinesas quase ao mesmo tempo.
Ele disse que as autoridades estavam cientes de todas as atividades militares chinesas e as monitoravam de perto com aeronaves, embarcações e sistemas terrestres.
Taiwan define seu mar territorial como um cinturão de águas que se estende por 12 milhas náuticas a partir de sua costa. Também define sua zona contígua como uma área de águas que se estende por 12 milhas náuticas além do mar territorial.
Os jatos militares chineses cruzam frequentemente a linha mediana desde agosto passado, quando a então presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan.
Taiwan está em alerta máximo. Se a China voar com aeronaves militares sobre a zona contígua, isso aumentará as tensões.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















