35 C
Kóka
sexta-feira, 15 agosto, 2025 10:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy está em Hiroshima para participar da cúpula do G7

Os líderes do G7 concluíram seu segundo dia de discussões em Hiroshima.

Zelenskyy está em Hiroshima para participar da cúpula do G7

Os líderes do G7 concluíram seu segundo dia de discussões em Hiroshima.

A eles se juntaram líderes de outras nações e organizações internacionais. E viram a chegada do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que está na cidade para participar da cúpula.

Zelenskyy aterrissou em Hiroshima na tarde de sábado (20), e começou a se reunir com os líderes individualmente. Acredita-se que ele esteja discutindo ajuda militar adicional para seu país.

Zelenskyy e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram pessoalmente pela primeira vez desde a invasão russa em fevereiro do ano passado.

Há muito tempo, a Índia mantém laços de amizade com a Rússia. O país aumentou maciçamente as importações de petróleo e fertilizantes russos desde a invasão, enquanto as nações ocidentais impuseram sanções econômicas a Moscou.

“Faremos tudo o que pudermos para ajudar a Ucrânia”, disse Modi.

Zelenskyy está programado para participar de duas sessões do G7 no domingo.

Uma delas se concentra na guerra na Ucrânia, e a outra é uma sessão de divulgação sobre a paz e a estabilidade globais. Ele também deve se reunir individualmente com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e com o presidente dos EUA, Joe Biden.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse à NHK que pediu a Zelenskyy que participasse da cúpula.

Ela disse: “Recomendei enfaticamente que ele viesse ao Japão, viesse a Hiroshima, a cidade da paz, e se reunisse aqui com os líderes, porque este é o lugar onde devemos discutir como chegar a uma paz justa”.

Os líderes de oito países convidados e outros representantes já se juntaram aos líderes do G7.

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, disse: “Estou muito feliz em receber pessoas de países parceiros e organizações internacionais em Hiroshima. Nesta sessão, gostaria de discutir como podemos dar respostas unidas às complexas crises que o mundo enfrenta”.

Esses desafios incluem a crise alimentar causada, em parte, pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A segurança energética também esteve na pauta da reunião de sábado.

À margem do G7, os líderes do Japão, dos EUA, da Austrália e da Índia se reuniram para uma cúpula da estrutura Quad.

Eles haviam planejado, originalmente, se reunir na Austrália após o G7. Mas Biden decidiu voltar logo para Washington, já que as negociações sobre o teto da dívida dos EUA continuam.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img