Zelenskyy está em Hiroshima para participar da cúpula do G7
Os líderes do G7 concluíram seu segundo dia de discussões em Hiroshima.
A eles se juntaram líderes de outras nações e organizações internacionais. E viram a chegada do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que está na cidade para participar da cúpula.
Zelenskyy aterrissou em Hiroshima na tarde de sábado (20), e começou a se reunir com os líderes individualmente. Acredita-se que ele esteja discutindo ajuda militar adicional para seu país.
Zelenskyy e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram pessoalmente pela primeira vez desde a invasão russa em fevereiro do ano passado.
Há muito tempo, a Índia mantém laços de amizade com a Rússia. O país aumentou maciçamente as importações de petróleo e fertilizantes russos desde a invasão, enquanto as nações ocidentais impuseram sanções econômicas a Moscou.
“Faremos tudo o que pudermos para ajudar a Ucrânia”, disse Modi.
Zelenskyy está programado para participar de duas sessões do G7 no domingo.
Uma delas se concentra na guerra na Ucrânia, e a outra é uma sessão de divulgação sobre a paz e a estabilidade globais. Ele também deve se reunir individualmente com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e com o presidente dos EUA, Joe Biden.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse à NHK que pediu a Zelenskyy que participasse da cúpula.
Ela disse: “Recomendei enfaticamente que ele viesse ao Japão, viesse a Hiroshima, a cidade da paz, e se reunisse aqui com os líderes, porque este é o lugar onde devemos discutir como chegar a uma paz justa”.
Os líderes de oito países convidados e outros representantes já se juntaram aos líderes do G7.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, disse: “Estou muito feliz em receber pessoas de países parceiros e organizações internacionais em Hiroshima. Nesta sessão, gostaria de discutir como podemos dar respostas unidas às complexas crises que o mundo enfrenta”.
Esses desafios incluem a crise alimentar causada, em parte, pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A segurança energética também esteve na pauta da reunião de sábado.
À margem do G7, os líderes do Japão, dos EUA, da Austrália e da Índia se reuniram para uma cúpula da estrutura Quad.
Eles haviam planejado, originalmente, se reunir na Austrália após o G7. Mas Biden decidiu voltar logo para Washington, já que as negociações sobre o teto da dívida dos EUA continuam.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am