Zelenskyy condena a Rússia pelo ataque mortal com mísseis em Uman
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy condenou veementemente Moscou após a confirmação de 23 mortes na cidade de Uman devido a um ataque de mísseis russos.
As autoridades ucranianas concluíram as operações de busca e resgate em Uman, na região central da Ucrânia, no sábado(29). Eles disseram que 17 pessoas foram resgatadas de um prédio residencial altamente danificado e que os mortos incluem seis crianças com idades entre um e 17 anos.
As pessoas na cidade depositaram flores para prestar suas homenagens às vítimas. Três dias de luto foram declarados na região de Cherkasy, onde a cidade está localizada.
Zelenskyy expressou suas condolências às vítimas e seus parentes em uma mensagem de vídeo divulgada no sábado.
Ele condenou aqueles que lançam e guiam mísseis, bem como aqueles “que manejam aviões e navios para o terror”. Ele acrescentou: “Não apenas aqueles que dão ordens, mas todos vocês, todos vocês são terroristas e assassinos e todos vocês devem ser punidos”.
Zelenskyy reiterou o apelo para que essas pessoas sejam responsabilizadas por meio da criação do que ele chama de tribunal para crimes de agressão russa. Ele disse que a Rússia deve responder integralmente por tudo o que fez.
O presidente ucraniano também revelou que seu país está preparando novas sanções contra empresas estrangeiras cujos suprimentos podem ajudar a Rússia a ampliar sua invasão.
- Idoso é encontrado morto perto de urso preso em armadilha em Miyagi - 21 de dezembro de 2025 10:15 pm
- Zelenskyy descarta eleições em áreas ucranianas ocupadas pela Rússia - 21 de dezembro de 2025 10:08 pm
- EUA apreendem petroleiro que havia atracado na Venezuela - 21 de dezembro de 2025 9:59 pm
















