Velejadores russos e bielorrussos poderão participar das eliminatórias para os Jogos de Paris de 2024
O Conselho Mundial de Vela anunciou uma declaração permitindo que atletas russos e bielorrussos retornem às competições em abril do próximo ano.
Segundo a declaração, os velejadores de ambos os países poderão participar de eventos de qualificação para as Olimpíadas de Paris de 2024, com a condição de competirem como “neutros individuais”.
A World Sailing emitiu uma declaração na terça-feira (23). Os eventos de qualificação serão realizados em abril do próximo ano.
A decisão do órgão mundial foi tomada depois que o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional deu sua orientação às federações esportivas internacionais, em março, sobre as condições dos atletas de ambos os países. A diretoria disse que aprova o retorno desses competidores como atletas individuais neutros.
O COI também disse que os atletas não devem ter sido contratados por agências militares ou de segurança nacional e que equipes de atletas não podem ser consideradas. O COI disse que o próximo mês de abril é a “oportunidade específica para os velejadores com passaporte da Rússia e da Bielorrússia retornarem à competição internacional como atletas neutros”.
A World Sailing também disse, em um comunicado, que “continua totalmente comprometida em apoiar a comunidade de vela da Ucrânia durante o que continua a ser um momento inimaginavelmente difícil”.
- Mestres do chá homenageiam Sen no Rikyu em Kyoto - 1 de março de 2026 3:56 am
- Conflito entre Paquistão e Afeganistão já deixa 320 mortos - 28 de fevereiro de 2026 11:49 pm
- Espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos é fechado - 28 de fevereiro de 2026 10:50 pm




















