A população da Turquia irá às urnas neste domingo (28), para votar em um segundo turno da eleição presidencial.
Espera-se que a disputa entre o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu seja acirrada. Kilicdaroglu é o líder do maior partido de oposição e o candidato conjunto de seis partidos de oposição.
Nenhum dos candidatos garantiu a maioria necessária para vencer durante o primeiro turno de votação em 14 de maio.
Erdogan liderou a disputa com 49,5% dos votos. Ele destacou suas realizações como primeiro-ministro e presidente nos últimos 20 anos. Erdogan também está recebendo crédito por um acordo que ajudou a intermediar entre a Rússia e a Ucrânia. O acordo permite que os produtos agrícolas ucranianos sejam exportados pelo Mar Negro.
Kilicdaroglu obteve cerca de 44,8% dos votos no primeiro turno. Ele criticou a resposta de Erdogan à inflação descontrolada no país e à queda no valor da moeda turca. Ele também acusou o presidente de governar com mão de ferro.
Uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisas turca, Konda, no último fim de semana mostrou Erdogan à frente de Kilicdaroglu por quase cinco pontos percentuais. Cerca de 8% dos entrevistados disseram estar indecisos. Esses eleitores indecisos provavelmente determinarão o resultado da eleição, já que se espera que o segundo turno seja acirrado.
As urnas serão abertas às 8 horas da manhã de domingo, horário local.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am