As autoridades meteorológicas japonesas dizem que um tufão muito forte, agora a leste das Filipinas, deverá se aproximar da prefeitura de Okinawa, no sudoeste do Japão, na terça-feira (30) ou depois.
A Agência Meteorológica do Japão diz que o tufão Mawar estava se movendo para o oeste a uma velocidade de 25 quilômetros por hora nas águas a leste das Filipinas às 15 horas de sábado (27).
O Mawar tinha uma pressão atmosférica central de 925 hectopascals e está trazendo ventos de até 180 quilômetros por hora em torno de seu centro.
As rajadas máximas de vento chegaram a 252 quilômetros por hora.
Ventos com força de vendaval, de mais de 90 quilômetros por hora, ocorreram em um raio de 185 quilômetros do centro do tufão.
Espera-se que o Mawar vire para o norte após perder velocidade gradualmente sobre o mar, e pode se aproximar das ilhas de Okinawa já na terça-feira, trazendo ondas altas para as regiões de Okinawa e Amami.
As ilhas Sakishima, em Okinawa, poderão ser atingidas por ventos ferozes a partir de terça-feira, dependendo do curso da tempestade.
O ar úmido do tufão pode soprar em uma frente de chuva que, segundo as previsões, se deslocará do lado do Mar do Japão para o lado do Pacífico e pairará sobre o leste e o oeste do Japão por um longo período, trazendo chuvas fortes.
As autoridades meteorológicas estão aconselhando o público a verificar os mapas de risco e os abrigos antes da estação chuvosa.
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am