Taiwan realiza o primeiro treinamento para reservistas do sexo feminino
Um grupo de 14 reservistas do sexo feminino em Taiwan está passando por treinamento militar nesta semana, tornando-se as primeiras mulheres a fazê-lo.
O treinamento de reservistas era limitado aos homens. Mas o Ministério da Defesa de Taiwan começou a incluir mulheres este ano como parte dos esforços para reforçar as capacidades de defesa em face da crescente pressão militar da China.
As 14 mulheres reservistas estão participando do programa de treinamento de cinco dias que começou na segunda-feira (8), em um local na cidade de Taoyuan, no norte do país.
Na quinta-feira (11), a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou o local para observar os exercícios de fuzil com fogo real. Ela agradeceu aos participantes por sua ação e expressou sua esperança de que muitas outras mulheres se juntem a ela.
Tsai disse que Taiwan está na linha de frente da defesa da democracia e pediu a união entre as pessoas, independentemente do gênero, para demonstrar a determinação de defender sua terra natal.
Taiwan enfrenta uma escassez crônica de tropas. O tempo mínimo de serviço para soldados voluntários alistados, que são considerados a força principal, é de quatro anos. No entanto, um relatório do ministério que abrange os últimos cinco anos mostra que cerca de 20% saem mais cedo por motivos pessoais a cada ano.
O ministério planeja treinar 220 reservistas do sexo feminino no primeiro ano.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am