Realizada cerimônia no Monte Fuji para orar pela segurança dos alpinistas
Uma cerimônia foi realizada aos pés do Monte Fuji, o pico mais alto do Japão, na segunda-feira (22), para orar pela segurança dos alpinistas antes da abertura das trilhas em julho.
Cerca de 30 pessoas, incluindo funcionários de alojamentos de montanha, do governo local e da polícia, participaram do evento na segunda-feira, na cidade de Fujiyoshida, na província de Yamanashi. O evento foi realizado em frente a um cenotáfio próximo à rota Yoshida que leva ao pico, dedicado aos alpinistas que morreram na montanha.
Um sacerdote de um santuário local iniciou a cerimônia realizando um ritual. Em seguida, os participantes rezaram pela segurança dos alpinistas e pelas almas das vítimas.
Os organizadores dizem que, de 1956 até o mês passado, 325 alpinistas morreram no lado Yamanashi do Monte Fuji por causas que incluíam escorregar das trilhas.
A rota Yoshida do lado de Yamanashi estará aberta de 1º de julho a 10 de setembro.
As autoridades locais esperam que o número de alpinistas aumente nesta temporada, já que este ano marca os 10 anos do registro do Monte Fuji na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O levantamento das restrições à movimentação de pessoas que foram impostas devido à COVID-19 também deve aumentar o número.
As autoridades estão preocupadas com o fato de que o número de acidentes também pode aumentar.
Nakamura Osamu, chefe de uma associação de operadores de instalações de acomodação local, disse que os participantes rezaram por uma temporada sem acidentes. Ele também disse que as operadoras farão os preparativos para receber os alpinistas com segurança.