Putin e Zelenskyy reformulam a visão do feriado
Russos e ucranianos costumavam comemorar juntos o triunfo sobre a Alemanha nazista no chamado Dia da Vitória. Mas na terça-feira (9), eles encontraram maneiras diferentes de marcar o dia.
Os russos consideram o Dia da Vitória como seu feriado secular mais importante. Muitos comparecem a um desfile militar na Praça Vermelha. Mas os organizadores em Moscou e em outras cidades estavam preocupados com a segurança. Eles reduziram algumas celebrações e cancelaram outras.
O presidente Vladimir Putin aproveitou a oportunidade para defender o que ele chama de “operação militar especial” e apresentou a invasão como uma luta pela sobrevivência. “Hoje, a civilização está mais uma vez em um ponto de inflexão crucial”, disse ele. “Uma verdadeira guerra foi mais uma vez desencadeada contra nossa pátria.”
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy deu as boas-vindas à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que fez uma demonstração de apoio em uma visita a Kiev. Ele disse que, de agora em diante, seu povo homenageará outros europeus por seu apoio no que será chamado de “Dia da Europa”.
Zelenskyy disse que chegou a hora de iniciar conversações sobre a adesão da Ucrânia à UE. Os líderes do bloco colocaram seu país em um caminho para a adesão. Mas eles ainda não iniciaram as negociações.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am