Projeto de declaração da cúpula do G7 inclui apoio ao “Sul Global”
Segundo a NHK, a minuta da declaração da próxima Cúpula do G7 em Hiroshima inclui uma proposta para oferecer assistência econômica e de outra natureza aos países emergentes e em desenvolvimento em áreas como mudança climática e energia.
Espera-se que os líderes do G7 discutam as relações com as nações conhecidas coletivamente como Sul Global, além da crise da Ucrânia e da situação na região do Indo-Pacífico. O resultado das discussões será publicado na declaração da cúpula.
A NHK obteve partes do rascunho da declaração referentes a questões de mudança climática, meio ambiente e energia.
A minuta pede a aceleração global de uma mudança para a energia limpa a fim de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, no máximo.
O documento afirma que as nações do G7 ajudarão os países emergentes e em desenvolvimento a mudar para uma economia circular mais sustentável e resistente às mudanças climáticas, de diversas maneiras práticas e adequadas à situação de cada país.
A minuta também diz que a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que os preços da energia subissem, o que está causando um sério impacto nos países em desenvolvimento. Ele diz que o investimento nos setores de gás natural desses países pode ser apropriado se isso os ajudar a atingir suas metas de mudança climática.
O Japão está planejando apoiar as nações do Sul Global, avaliando o relacionamento de cada país com a Rússia e a China. A minuta reflete a consideração do Japão pelas diversas situações dos países do Sul Global.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am