Primeiro-ministro Kishida visitará a Coréia do Sul a partir de domingo (7)
Os preparativos finais estão sendo feitos para que o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, faça uma visita de dois dias à Coreia do Sul, a partir de domingo (7), onde se reunirá com o presidente, Yoon Suk-yeol, após a cúpula que tiveram no Japão no início deste ano.
Será a primeira viagem de um primeiro-ministro japonês à Coreia do Sul desde que Abe Shinzo visitou o país em 2018.
Espera-se que os líderes confirmem que seus países aumentarão a colaboração de segurança para tratar de questões como o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Eles, provavelmente, também discutirão a cooperação de segurança econômica em semicondutores e outras áreas, bem como os controles de exportação entre seus países.
A esperada viagem de Kishida à Coreia do Sul ocorrerá após sua reunião com Yoon em Tóquio, em março, e antes da cúpula do G7 na cidade japonesa de Hiroshima, de 19 a 21 de maio.
Aparentemente, Kishida espera que a visita à Coreia do Sul nesse momento garanta que os dois países estejam firmemente de volta ao caminho da reconciliação.
Kishida e Yoon concordaram, em sua reunião de março, em normalizar os laços bilaterais e retomar as visitas mútuas dos líderes das duas nações pela primeira vez em mais de uma década.
A cúpula se concretizou depois que o governo sul-coreano revelou seu plano para resolver uma questão trabalhista dos tempos de guerra que há anos vem prejudicando as relações bilaterais.
Kishida está, atualmente, em uma viagem por quatro países africanos e Cingapura. Ele retornará ao Japão na sexta-feira.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am