Primeiro ministro japonês está a caminho de Hiroshima para a Cúpula do G7
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, está a caminho de Hiroshima para receber seus colegas na cúpula do G7. Ele deve se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, na quinta-feira (18), um dia antes do início da cúpula.
Kishida falou com os repórteres ao sair de Tóquio. Ele disse: “Quero que a cúpula seja uma oportunidade para transmitir a forte determinação dos países do G7 em relação a um mundo sem armas nucleares e para salvaguardar uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito”.
Os líderes do G7 estão programados para discutir a situação na Ucrânia e os desafios geopolíticos no Indo-Pacífico. A segurança alimentar e o estado da economia global também estarão na pauta.
O presidente Biden já partiu para Hiroshima, mas está encurtando sua visita ao exterior enquanto seu governo enfrenta um impasse sobre o teto da dívida dos EUA.
Espera-se que Kishida e Biden falem sobre as capacidades de resposta da aliança de seus países em meio às crescentes preocupações com a China e a Coreia do Norte.
Eles também devem trocar opiniões sobre a cooperação no campo econômico, incluindo o fortalecimento das cadeias de suprimentos de semicondutores e minerais importantes.
Espera-se que os líderes façam ajustes finais nas questões a serem discutidas a partir de sexta-feira, tais como a forma de lidar com as sanções contra a Rússia e como apoiar a Ucrânia.
Kishida espera destacar os riscos das armas nucleares na cidade que foi o local do primeiro bombardeio atômico do mundo, em 1945. Na sexta-feira, os líderes devem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima, que é dedicado a registrar os detalhes da devastação.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am