Presidente chinês, Xi, mantém conversações com o primeiro-ministro russo, Mishustin
O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo em um alto nível.
Xi e Mishustin se reuniram em Pequim na quarta-feira (24). Mishustin chegou à China no dia anterior em sua primeira visita oficial ao país desde que assumiu o cargo.
Uma agência de notícias estatal russa informou que Xi elogiou o desenvolvimento dos laços entre as duas nações e sua cooperação em vários campos.
A mídia estatal chinesa citou Xi dizendo que a China está disposta a continuar trabalhando com a Rússia para apoiar firmemente uma à outra em questões que envolvam os interesses centrais de cada uma.
Xi enfatizou que a China espera fortalecer a colaboração com a Rússia em fóruns multilaterais, como a Organização de Cooperação de Xangai e o G20.
Mishustin apontou para a crescente tensão na situação internacional. Ele disse que a Rússia e a China estão se posicionando conjuntamente contra as tentativas das nações ocidentais de usar o que ele chamou de sanções ilegais para manter sua influência no mundo e impor sua vontade a outros países.
Analistas dizem que a China e a Rússia estão enfatizando seus laços mais estreitos em uma aparente tentativa de manter o G7 sob controle. Em sua recente reunião de cúpula na cidade japonesa de Hiroshima, no oeste do país, as nações do G7 demonstraram unidade ao adotar uma postura dura contra Pequim e Moscou.